17/09/2015

A cidadania não é atitude passiva, mas, ação permanente em favor da comunidade

Com o tema “ A cidadania não é atitude passiva, mas, ação permanente em favor da comunidade”, a Escola Durval Santos Silva levou seus alunos para as ruas no dia 07 de setembro. Acreditamos que a Cidadania vai além do exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais como está estabelecido na constituição. 


Sendo assim, a Escola dividiu-se em quatro alas, com o objetivo de abordar alguns subtemas, uma vez que, aprender a ser cidadão e cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade e justiça, usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto devem ser ensinados na escola. 

A primeira ala é formada pelas turmas dos 6° anos matutino e vespertino, traz o subtema “Valores Éticos e Morais”, e tem como responsáveis as professoras Edileusa Fernandes, Sandra Dantas e Verbênia Machado. O objetivo principal dessa ala é incentivar as pessoas a reexaminar os seus valores, e assim, alterar o seu comportamento ético com o outro e com a sociedade. 


A segunda ala é formada pelas turmas dos 7° anos matutino e vespertino, traz o subtema “Direitos e Deveres”, e tem como responsáveis as professoras Edilândia Rios, Edileusa Fernandes e Maria Lúcia Oliveira. Ter direito e dever, é ter a possibilidade de agir ou o poder de exigir uma conduta do outro tanto uma ação quanto uma omissão. Dessa forma, tê-los significa respeitar e ser respeitado. 


A terceira ala é formada pelas turmas dos 8° anos matutino e vespertino, traz o subtema “Educação Ambiental e Saúde”, e tem como professoras responsáveis Deciane Sampaio, Jirlene Sena e Silvana Dantas. A população atualmente vem sofrendo com o ataque do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. Assim, gostaríamos de sensibilizar a população mairiense para cuidar melhor do meio ambiente, pois, o mosquito se reproduz facilmente em qualquer recipiente com água armazenada. 


A quarta ala é formada pelas turmas dos 9° anos matutino e vespertino, traz o subtema “Preconceito”, e tem como responsáveis os professores Celeste Almeida, Cleidson Ferreira e Clézio Souza. No Brasil, o racismo é uma temática que precisa ser discutida constantemente no âmbito educacional e outros setores da sociedade, isto porque se trata de uma prática que, de certa forma, é camuflando o país como se fosse algo presente apenas no imaginário de alguns indivíduos vítimas deste e não um fato consumado que é visto na realidade cotiana.


Os primeiros alunos foram vestidos com as cores da África: A cor vermelha simboliza o sangue, a cor azul representa o céu, o verde a terra/vegetação. A cor preta representa os cidadãos negros e o branco os de cor branca. A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente em solo sul-africano. 

Em seguida tivemos as três principais raças/etnias do povo brasileiro: os índios, donos de todo nosso imenso país mais que foi massacrado pelo homem branco vindo da Europa, tais brancos eram os fazendeiro do cacau, café, gado.... E também temos o negro, povo mais que sofrido que até hoje sofrem com a mente dos intolerantes e são super discriminados. 

Ainda tivemos alunos representando as religiões mais presentes em nossa cidade. Forma essa de deixar claro que cada um busca Deus da forma que lhe é mais conveniente. 

E para finalizar temos alguns alunos vestidos com uma camisa que ilustra todas as formas de discriminação e preconceito.

0 comentários:

Postar um comentário