04/11/2015

Conhecendo a Asia, O Oriente Médio e o Deserto do Saara


Com base no que estudaram na disciplina de Geografia, os alunos do 9º ano dos turnos matutino e vespertino, montaram maquetes de alguns pontos turísticos e históricos do planeta. O objetivo da aula do professor Clézio Souza era orientar os alunos a exercitar a compreensão da geografia e das características de cada região e estudar suas história e desenvolvimento econômico relevantes à conjuntura internacional.


A Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 220 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.


O Oriente Médio foi representado por uma das suas edificações mais glamourosas de Dubai. Water Discus Hotel demonstra o poder e a riqueza vinda do petróleo


O Deserto do Saara foi representado pelo Egito, com suas pirâmides, sua história, o rio Nilo e os oasis. O deserto do Saara faz fronteira com quase todos os países do norte da África, onde predomina a cultura árabe. As dunas começam perto do Alto Atlas e se estendem até zonas mais tropicais mais ao sul. No Alto Atlas, só existe vegetação (de verde intenso que contrasta com a areia em volta) próxima aos cursos dos pobres rios da região. Nos oásis abundam as palmeiras de tâmaras e a água destes é, em certas ocasiões, canalizada para garantir a irrigação das plantações. Muitas vezes a água consumida nesta localidade vem de aquíferos aos quais se tem acesso através de poços. Ao contrário do que se pensa, três quartos do deserto são constituídos de cascalho, só o restante é feito de areia e dunas.

0 comentários:

Postar um comentário