15/04/2016

EDSS realiza Eleição para Líder de Classe

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996. (LDB) em seu Artigo 22 diz que a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Para tanto, a escola e especialmente a gestão tem que está preparada para criar e manter órgãos colegiados de gestão, descentralizar o poder e dividir responsabilidades, visto que a sociedade exige cada vez mais participação nesse processo e essa participação com certeza servirá para deixá-los aptos a atuarem como cidadãos críticos e participativos que tanto almejamos formar. 


Diante disso, fica clara a importância dos líderes de classe para contribuir com a gestão participativa nas escolas, e assim, juntos lutar por melhorias para a escola. Uma gestão verdadeiramente democrática tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar no cotidiano da escola, especialmente, nos momentos de tomadas de decisão. O processo democrático requer a participação e deve ser conquistada pouco a pouco, de maneira sólida. Paro (1996) enfatiza que uma administração escolar verdadeiramente revolucionária que se preocupa com a organização da escola é preciso que todos os funcionários, alunos, pais e comunidade, estejam envolvidos no processo escolar de forma participativa.

 

 

A escola precisa mudar toda a sua estrutura gerando uma participação efetiva da sociedade em todos os processos educacionais, integrando sociedade e escola. Mostrando aos indivíduos que a democracia pode ser construída e efetivada em uma sociedade, para isso, é necessário viver a democracia dentro da escola, e preparar as novas gerações para desempenhar um papel verdadeiramente democrático. Buscando atender ao que diz a Lei e criar esse tão importante mecanismo de participação, no dia 11 de abril de 2016, iniciou-se o processo de eleição dos líderes de classe, onde os professores explicaram aos alunos as qualidades inerentes ao representante de turma e as  atribuições dos mesmos (em anexo) e solicitaram aos candidatos inscritos que no dia 12 de abril apresentassem às suas respectivas turmas seus discursos e planos de governo, para que na última aula, fosse realizada a eleição propriamente dita. 

 

 

Pela manhã, a Comissão formada pela Professora Edileusa Souza Fernandes, o Coordenador Pedagógico Cleidson Ferreira e a Gestora Nelba Trindade Oliveira, contabilizaram os votos chegando ao seguinte resultado: 6º Ano A - Líder: Amanda Silva da Cruz,  Vice-líder: Alex Júnior Santana Santos, 7º Ano A -  Líder: Schaiane Silva do Carmo Freitas, Vice-líder: Leonardo Pereira da Silva, 8º Ano A -  Líder: Lilith Silva Ribeiro, Vice-líder: Layane Jordão de Oliveira. Já no turno vespertino, a comissão foi formada pelo Professor Cleidson Ferreira, a Coordenadora Pedagógica Norma Lúcia Ferreira Amorim, a Gestora Nelba Trindade Oliveira e a Vice – gestora Eunice Alves de Oliveira Santos, que após contabilizar os votos chegaram ao seguinte resultado: 6º Ano B -  Líder: Alexandre Soares de Almeida Oliveira, Vice-líder: Rayanne Santos Santana, 6º Ano C -  Líder: Marcelo Almeida Moura, Vice-líder: Amanda Brito dos Santos, 7º Ano B -  Líder: Laísla de Souza Lima,  Vice-líder: Lailton de Carvalho Marques, 8º Ano B -  Líder: Gabriela Araújo Azevedo, Vice-líder: Victória Barreiros Silva, 9º Ano A - Líder: Karine Rios Lima Muritiba, e Vice-líder: Jhonatan Jordão da Motta. Para oficializar esse importante momento de democracia, no dia 14 de abril, foi entregue a cada líder e vice-líder um certificado, mostrando-os a importância do compromisso assumido perante os colegas de classe e toda a escola.




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